Nossa História

Valdinês - 1º presidente da ala
Os compositores mais antigos da escola de samba da Rocinha vieram em sua maioria dos três blocos carnavalescos que juntos formaram o GRES Acadêmicos da Rocinha. Alguns destes compositores já participavam de alas em outros blocos de enredo e também de outras escolas de samba.
Em 1987, dava-se início um movimento de sambistas para uma fundação da nossa escola de samba.

Nesse mesmo ano os desfiles dos blocos foram cancelados pela Associação dos Blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, e isso foi o predominante motivo para a realização desse sonho.


Durante várias semanas de reuniões entre as diretorias dos três blocos - Unidos da Rocinha, Sangue Jovem e o Império da Gávea e de muitas pessoas interessadas a colaborarem. As Reuniões foram realizadas num espaço onde aconteciam variadas festas, bailes e pagodes: O Salão do Seu Ismael que ficava na subida da Cachopa. A Ala dos Compositores fazia reuniões paralelas e ao mesmo tempo participando das reuniões da formação da Agremiação. E sob a Supervisão do Diretor provisório de Carnaval (senhor Manja), que foi posteriormente empossado. Foi numa dessas últimas reuniões é que houve a fundação da nossa querida Ala dos Compositores.

A Ala já organizada teve a sua diretoria anunciada depois de uma eleição disputada por dois candidatos com seriedade, respeito e objetividade.

Os candidatos foram o falecido Mais Velho, nosso grande compositor e de várias escolas de samba do Rio de Janeiro, e o compositor Valdinês Dias de Oliveira que havia sido presidente da Ala dos Compositores do Bloco Unidos da Rocinha.
Valdinês foi o primeiro presidente da Ala de Compositores dos Acadêmicos da Rocinha, que acabou sendo eleito por Aclamação, porque o saudoso Mais Velho retirou sua candidatura.

O fato histórico e curioso, é que a Ala dos Compositores e seu primeiro presidente, foram anunciados antes mesmo do Acadêmicos da Rocinha ter sua diretoria completa.

A data oficial de fundação da Escola refere-se ao prazo para entrega de toda documentação na Associação das Escolas de Samba.

Sua verdadeira fundação foi nas reuniões em que todos mostraram seu desejo e superaram suas diferenças para criar uma Escola de Samba, que hoje é o orgulho desta comunidade.

(Texto: Marquinhos do Armazém)